Recentemente testamos o mini app, Clause Craft, desenvolvido por meio do Streamlit por Gustavo Matos, Head Jurídico, Regulatório e Compliance da Belvo (plataforma de dados e pagamentos).
O aplicativo tem como função transformar cláusulas contratuais em uma linguagem simples.
O nosso primeiro teste, consistiu em algo simples, selecionamos uma cláusula de um termo de uso de imagem – desses contratos que se encontra na internet com 47 palavras -, com o objetivo de entender se o texto ficava de fato simples e passava a mensagem desejada ao receptor da mensagem, no caso, a pessoa que assinaria o termo de uso de imagem.
O resultado foi um sucesso, o ruído da cláusula anterior foi eliminado (de 47 palavras foi para 23) e foi mantido o apenas o necessário na redação, transmitindo assim a mensagem esperada.
Essas iniciativas – seja por meio dos aplicativos ou do Legal Design por exemplo – que incentivam uma melhor comunicação entre os profissionais do direito e aqueles que entrarão em contato com as cláusulas são importantes para o desenvolvimento do mundo jurídico e das relações contratuais.
Esse aplicativo reforça a importância de nos comunicarmos bem, de forma simples e que o receptor da mensagem consiga entendê-la de forma mais rápida e precisa.
Clique aqui para acessar o Clause Craft.